Notícias

CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 4 a 19 Março

 
 
Fotografia de comunicacao worldacademy
CUMPLICIDADES - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 4 a 19 Março
por comunicacao worldacademy - Quinta, 3 Março 2016, 18:39
 

A dança contemporânea invade Lisboa, para a primeira edição do Festival Cumplicidades. De 4 a 19 de março, vários espaços da cidade vão servir de palco para espetáculos, workshops, palestras, exposições, festas e uma conferência internacional.

Um programa que visa impulsionar e celebrar a comunidade de Dança Contemporânea portuguesa e internacional. 

A World Academy é parceira do Festival, com apoio à produção por alunos de Produção de Eventos e Espetáculos, para além de reportagens de vídeo e fotografia de algumas iniciativas do festival.
Toda a programação pode ser consultada na página oficial.

DESTAQUES

ESPETÁCULO

O CÉU É APENAS UM DISFARCE AZUL DO INFERNO| Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão Estreia | 4, 5 Mar 21h30 + 6 Mar 19h00 | Espaço Alkantara

A criação O Céu é apenas um disfarce azul do Inferno (citação de um poema de Pascoaes) debruça-se sobre visões, representações, heresias, que Céu e Inferno, Demoníaco e Angélico, assumem na cultura portuguesa, e fá-lo sob o signo da relação: carnal, conceptual, poética. Do "amor carnal espiritualizado pela dor". Esta criação pretende recuperar céus e infernos, de disfarces em disfarces. Com o medo e com a excitação, num fluxo constante de dissolução de fronteiras, de livre circulação de pulsões e intensidades. Os conceitos de “Caótico” (Deleuze) e de “Id” (Freud), surgem ainda como ferramentas a trabalhar. Para que se lidem vibrações, velocidades, intensidades, sensações, choques. O Caótico como criador de dissonâncias, de tensões, de conflitos que se alimentem de prazer, e de resíduos reprimidos. De céu e de inferno, portanto. HCC & JvMT

EXPOSIÇÃO

WE WILL USE SMOKE MACHINES | Maurícia Neves Estreia| 5, 6 Mar 21h30 | Negócio

Como transformamos os nossos corpos em máquinas, em mágoas, em sofrimento. O que o capitalismo nos fez, a guerra, a politica, a indústria. 5 artistas, vindos de diferentes áreas artísticas - fotografia e o vídeo, a luminotecnia, a música, o teatro e a dança - juntam-se para uma proposta colaborativa onde o experimentalismo é a palavra de ordem e o manifesto a sua renumeração.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

COMPLICITY IN DANCE | 7 Mar 18h30 | São Luiz Teatro Municipal, Jardim de Inverno

Como se trabalha em dança? Que tecido de relações é possível construir entre os seus agentes e os seus públicos? Reunindo investigadores, gestores culturais, programadores e artistas, a Conferência Internacional Cumplicidades - Latitudes em Movimento pretende reflectir sobre aspectos do trabalho em rede, da criação à acção, no domínio da dança contemporânea.

Gesa Ziemer, Directora da City Science Lab na HafenCity University (Alemanha), professora e investigadora
João Fiadeiro, coreógrafo e performer, professor, investigador, fundador da companhia RE.AL.
Ezequiel Santos, programador Cumplicidades 2016


WORKSHOPS


PRÁTICAS DE LIBERTAÇÃO| Joana von Mayer Trindade |7, 8 Mar 15h-19h | Culturgest, Sala 5

Será dada neste workshop uma importância central ao lado mais negro da demonização do outro e da sua exclusão: o anjo de uns torna-se o diabo, ou demoníaco dos outros, da cultura que vem a seguir e que oprime, promovendo uma reflexão sobre a colonização sucessiva dos anjos de outros povos, que passam a ser os nossos demónios, nomeadamente os da Diáspora Africana, que nos tocam particularmente. JvMT & HCC

Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.


TRANSMISSÃO DE PERFORMANCE | Vânia Rovisco 7- 11 Mar 15h-19h | Culturgest, Sala 6

Este workshop servirá para transmitir a performance que a intérprete irá apresentar no âmbito do Cumplicidades com o intuito de que os participantes integrem também o espectáculo.

Público-alvo: estudantes (artes e outras áreas que demonstrem interesse em participar) e profissionais das artes.